Copasa e PBH são parceiras na recuperação de áreas degradadas



O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), inicia nesta quinta-feira (2/3) o plantio de 5.000 mudas de espécies nativas do Cerrado e da Mata Atlântica, na Serra do Engenho Nogueira, Regional Pampulha (Parque Engenho Nogueira fica na Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770 - Engenho Nogueira).

 

As mudas doadas pela Copasa serão plantadas para a recuperação de cursos d’água da Bacia da Pampulha. A ação se insere no Programa Pró Mananciais, da Copasa, e no Projeto Montes Verdes, da Prefeitura de Belo Horizonte. O programa, lançado pela companhia em dezembro de 2016, já plantou diversas mudas no interior do estado. Em Belo Horizonte, será o primeiro plantio de mudas de árvores para recuperação de áreas degradadas.

 

A Copasa vem implementando ações de proteção e preservação ambiental para recuperar os recursos naturais das bacias hidrográficas sujeitas à exploração para o abastecimento público. O Pró Mananciais atende às novas diretrizes da Copasa e fundamenta-se em programas anteriores, nas legislações, nos documentos nacionais e estaduais e no Programa “Cultivando Água Boa” do Estado de Minas Gerais.

 

O Pró Mananciais tem em sua concepção a cultura de sustentabilidade; ações de sensibilização, mobilização e de educação ambiental; a valorização dos saberes e crenças das comunidades; o estímulo à mudança de hábitos e costumes; a ética do cuidado; a construção coletiva do sentimento de pertencimento à microbacia hidrográfica e a responsabilidade compartilhada.

 

O programa traz em seu nome a ideia da prevenção, do antecipar ações no cuidado, na proteção e na recuperação das águas desde a sua nascente. “O programa vai além de cumprir as obrigações legais, pois é uma ferramenta que contribuirá em muito na recuperação e manutenção dos mananciais e no aprimoramento da relação com as comunidades onde a Copasa presta serviço”, afirma o assessor técnico da presidência, João Bosco Senra.

 

O secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Mário Werneck, comemora a parceria entre os órgãos municipal e estadual. “As parcerias com instituições como a Copasa, aliadas às ações proativas desenvolvidas na Secretaria de Meio Ambiente, mostram o grande potencial de melhorar substancialmente as condições ambientais da cidade, e tornar a capital, de fato, cada vez mais verde”, destaca Mário Werneck.

 

“O trabalho conjunto com a Copasa para recuperação de áreas no Parque Serra do Engenho fortalece a relação da empresa com o município e abre caminho para o desenvolvimento de outros projetos na cidade” ressalta o superintendente de Meio Ambiente da Copasa, Nelson Guimarães.

07-03-2017