O Projeto Manuelzão elaborou um aplicativo que tem por finalidade realizar o mapeamento ambiental em áreas de nascentes a partir de parâmetros visuais.
O sistema é instalado em celulares Android, a partir do download pelo link abaixo. Para a instalação é necessário que se permita a instalação de aplicativos de terceiros. Em breve o aplicativo estará disponível na Google Play Store. e também será disponibilizada a versão para IOS.
PARA FAZER DOWNLOAD DO APLICATIVO CLIQUE AQUI.
Clique aqui e veja um breve tutorial para a instalação de aplicativos de terceiros.
Como funciona: Após a instalação é necessário um breve cadastro e na sequência se inicia a interface de cadastro para nascentes e também para eventos de mortandade de peixes.
Cadastro e diagnóstico de nascentes: Ao acessar esse módulo é necessário que a pessoa esteja no local da nascente. Será solicitado que seja retirada uma foto e que sejam preenchidos diferentes níveis de informação. Essas informações, ao terminar, serão enviadas ao servidor do projeto Manuelzão para análise e documentação, constando as coordenadas de localização, a foto retirada e também os dados de qualidade. Essas informações serão então sistematizadas e apresentadas no site do Projeto Manuelzão (esse processo ainda está em desenvolvimento).
Sobre a metodologia: a metodologia de análise é a mesma utilizada em diferentes trabalhos acadêmicos e tem a vantagem de poder ser aplicada por pessoas sem formação específica na área ambiental. Estamos elaborando um manual metodológico para informações sobre o preenchimento e também das formas de uso dos dados.
Todas as informações geradas são públicas e para ser acessadas basta um email para o geoprocessamento do projeto Manuelzão (geoproc.manuelzao@gmail.com) e enviamos os dados tabulados e as informações adquiridas.
O aplicativo está ainda em versão beta, ou seja, pode apresentar pequenos erros. Caso tenham algum problema, por favor nos informem. Queremos construir juntos e de forma aberta.
O aplicativo é de licença aberta e em breve disponibilizaremos também o código fonte para entusiastas e pessoas que queiram contribuir para a melhoria do software.
06-06-2017