CAPES/ANA: Edital seleciona projetos nas áreas de regulação e gestão de recursos hídricos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), divulgou nesta segunda-feira, 8, o Edital nº 16/2017, referente à seleção de propostas ao Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Regulação e Gestão de Recursos Hídricos (Pró-Recursos Hídricos).

O programa tem como objetivo estimular no país a realização de projetos conjuntos de pesquisa com vistas a possibilitar o desenvolvimento de pesquisas científicas e a formação de recursos humanos pós-graduados nas áreas de Regulação e Gestão de Recursos Hídricos, contribuindo, assim, para desenvolver e consolidar o conhecimento brasileiro contemporâneo na área.

São temas prioritários, dentro da área, “Modelagem e arranjos institucionais para gestão de recursos hídricos”, “Instrumentos e ferramentas de gestão de recursos hídricos”, “Governança e participação social na gestão de recursos hídricos”, “Regulação de Recursos Hídricos”, “Monitoramento, controle e fiscalização de usos da água”, “Instrumentos, metodologias e tecnologias para alocação de água”, “Recursos Hídricos e Florestas” e “Segurança de Barragens”.

Os projetos que cumprirem os requisitos descritos no Edital devem ser inscritos até 28 de junho. O resultado está previsto para ser divulgado em julho deste ano e a implementação do auxílio, a partir de agosto.

Benefícios

 

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$11.556.000 para financiar despesas de custeio, capital e bolsas. Os valores de custeio e capital serão oriundos da ANA e as bolsas aprovadas serão pagas diretamente pela CAPES. Por projeto, está previsto o valor máximo unitário de R$ 963 mil, incluindo os valores de custeio, capital e bolsas. A duração máxima dos projetos deverá ser de 48 meses para a execução de suas atividades, podendo ser prorrogado por até 12 meses para finalização da análise dos dados.

21-06-2017