Conferência de abertura do Congresso Catarinense de Saneamento discute reaproveitamento do esgoto



Reciclar e usar, até mesmo como potável, a água que sai das casas como esgoto.

 

O professor emérito no departamento de Engenharia Civil e Engenharia do Ambiente na Universidade da Califórnia, George Tchobanoglous, fala sobre o tema na abertura do Congresso Catarinense de Saneamento nesta quinta-feira, a partir de 10h, em Canasvieiras.O evento é organizado em uma parceria entre CASAN e Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina (SENGE).

 

Referência na área de saneamento, George Tchobanoglous vai também abordar o tratamento de esgotos no século 21, e novos conceitos, como o Net-Zero Water Management. Nessa nova visão de gerenciamento, os municípios são independentes em relação à água, sem necessidade de importar esse recurso de outras localidades, priorizando tecnologias de reaproveitamento.

 

Balneabilidade, qualidade de águas costeiras, emissários submarinos, gestão de recursos hídricos, gestão da água e ambiente são outros temas tratados no Congresso Catarinense de Saneamento, agendado para os dias 31 de agosto e 1° de setembro no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras. Todas as discussões são relacionadas à temática principal do encontro: “Tratar a água é tratar a vida”.

Temáticas

 

Durante os dois dias de Congresso, convidados externos compõem três grandes Plenárias com as seguintes temáticas: Esgoto Tratado: o caminho a ser seguido; Saneamento em Cidades Litorâneas e Gestão de Águas Urbanas. Integrado ao 8° Encontro Técnico da CASAN, o evento terá também a apresentação de 60 trabalhos – em sua maioria desenvolvido por profissionais da própria Companhia. Este ano, pela primeira vez, o Encontro conta ainda com apresentações de técnicos da Sabesp e da Sanepar.

 

São também eventos paralelos ao Congresso Catarinense de Saneamento a Assembleia Geral Ordinária da AESBE (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), uma reunião Pública do Conselho Municipal de Saneamento de Florianópolis e uma Reunião Ampliada do Setor de Saneamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos − importantes fóruns de participação e controle social.

 

“Nosso objetivo é promover um congraçamento entre especialistas do Estado, do país e do Exterior. Uma conversação transparente e um espaço de qualificação que envolva a todos os interessados na construção de um futuro melhor”, complementa o engenheiro Valter Gallina, diretor-presidente da CASAN.

Acompanhe aqui a programação

 

Serviço:

 

O que: Congresso Catarinense de Saneamento / 8° Encontro Técnico da CASAN

Quando: 31 de agosto e 1° de setembro

Local: Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras / Florianópolis

Inscrições: Até 13h do dia 30 de agosto, no site concasan2017.com.br/#0

01-09-2017