Duas grandes empresas concorrentes no setor de bebidas anunciaram nesta quarta-feira (4) uma parceria para unificar seus respectivos programas de reciclagem, com o objetivo de potencializar e profissionalizar a coleta e o reaproveitamento de embalagens.
No programa chamado Reciclar pelo Brasil, a Coca-Cola Brasil, que apoia o Prêmio Empreendedor Social, e a Ambev se uniram à Ancat (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis).
"Conseguimos fazer a proeza de juntar essas duas empresas", disse Roberto Laureano, catador de materiais e presidente da associação. "É um movimento muito importante de as cooperativas se profissionalizarem."
Num primeiro momento, 110 organizações de catadores serão beneficiárias do programa, que deve aumentar em até 25% os investimentos. "Com a unificação, vamos precisar investir menos na gestão, resultando em mais recursos para o impacto [nas cooperativas]", explicou o vice-presidente da Coca-Cola Brasil, Pedro Rios.
A multinacional, por meio de seu instituto, investe na profissionalização dessas organizações no Coletivo Reciclagem. Já as cervejarias da Ambev, por exemplo, reaproveitam 99% de seus subprodutos, o que colaborou para a economia de 1,56 milhão de toneladas de resíduos em 2015.
"Temos expertises próprios. Trabalhamos junto com a Ancat para maximizar a inteligência das duas companhias", afirmou Rios. "Fazer juntos nos torna mais eficazes, unificando programas bons para transformar em algo muito melhor."
As empresas não informaram quanto vão investir, mas para o vice-presidente de Relações Corporativas e Jurídico da Ambev, Pedro Mariani, direcionar recursos para reciclagem não é visto como custo dentro da companhia.
"É responsabilidade nossa cuidar de nossas embalagens. Isso não é colocado na ponta do lápis. É algo essencial para uma empresa que opera no mundo de hoje."
ACORDO
A iniciativa das duas empresas vai ao encontro da meta do Acordo Setorial de Embalagens para reduzir, no mínimo, 22% das embalagens destinadas a aterros sanitários até 2018.
O acordo chega ao fim de seu primeiro ciclo e deve ser renovado em novembro. O Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), fundado após a Rio-92 por sete empresas, entre elas Coca-Cola Brasil e Ambev, está consolidando os resultados desses primeiros dois anos para que os termos do novo acordo possam ser discutidos.
Para o diretor do compromisso, André Vilhena, nesse novo ciclo é preciso que o governo faça cumprir a lei para todas as empresas do setor. "São apenas algumas fazendo e muitas não fazendo, que são representativas no volume total. O governo precisa mostrar que quem ficou de fora vai ser demandado a participar."
Além da parceria, Vilhena indica que outro ponto alto do programa é o investimento nas cooperativas, pois, para ele, os catadores são fundamentais no processo. "Só se recicla muito por causa do catador. As cooperativas servem para eles trabalharem com segurança e se organizarem", afirma.
Roberto Laureano já enxerga esse investimento para um passo além da capacitação. "Não queremos só ser apoiados com equipamentos e assistência técnica, que são importantes. A médio e longo prazo, queremos ser parte da cadeia no negócio."
Fonte: Folha de São Paulo – 05/10/2017
Endereço: http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2017/10/1924511-concorrentes-do-setor-de-bebidas-unem-programas-de-reciclagem.shtml