Visão Geral sobre o Reuso de Água no Brasil’.



Durante o III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais será discutido a ‘Visão Geral sobre o Reuso de Água no Brasil’. A palestra, a ser ministrada pelo professor José Carlos Mierzwa, no dia 29 de novembro, às 14h30, durante a programação do evento, abordará os aspectos gerais da escassez de água em grandes regiões metropolitanas e as ações que podem ser adotadas para minimizar os impactos desse cenário, como o uso racional e o reuso da água.

 

Palestrante: PhD. José Carlos Mierzwa possui pós-doutorado na Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard, Doutorado pela Escola Politécnica da USP, Mestrado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). É professor no Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da USP, coordenador técnico do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água – POLI/USP e coordenador do Curso de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica. Possui atuação no desenvolvimento de projetos de sistemas de conversação e reuso de água para indústrias e áreas urbanas e sistemas de tratamento de água e efluentes por processos de separação por membranas. Mierzwa é autor do livro Água na Indústria – Uso Racional e Reuso (2005), participante na produção do Manual de Conservação e Reuso de Água para o Setor Industrial, publicado pela FIESP e outro pela FIRJAN, além de outras publicações relacionadas ao tema de reuso de água.

 

O encontro – O III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais objetivam apresentar as melhores experiências sobre a preservação e revitalização de rios no mundo, tanto no campo quanto na cidade – dentro da concepção sistêmica de bacia hidrográfica, evidenciando, ainda, esta realidade no estado de Minas Gerais. O evento, que será realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, entre os dias 28 e 30 de novembro, contará com a presença de importantes nomes da academia nacional e internacional, que pesquisam temas sobre a revitalização de rios em todo o mundo. Podem participar das palestras estudantes, gestores públicos, membros de comitês de Bacia Hidrográficas, ONGs, acadêmicos e público em geral.

 

27-11-2017