Na tarde desta quarta-feira, 20 de junho, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Relações Exteriores e Comércio do Governo da Austrália firmaram cooperação na área de gestão de recursos hídricos. A diretora-presidente da ANA, Christianne Dias, e o embaixador australiano para o Brasil, John Richardson, assinaram o Memorando de Entendimento que formaliza a parceria inédita entre os dois países até junho de 2021.
O documento tem como objetivo estabelecer uma estrutura de cooperação técnica entre Brasil e Austrália no campo da gestão de recursos hídricos, especialmente em questões relacionadas à escassez hídrica. Nesse sentido, a cooperação terá diferentes vertentes de atuação. Uma delas é a melhoria da eficiência do uso da água, o que inclui a dessalinização e o reúso.
A parceria também abordará uma série de outras questões, como: segurança hídrica, aperfeiçoamento da governança da água, planejamento e alocação dos recursos hídricos, instrumentos econômicos, adaptação às mudanças climáticas, padrões de qualidade de água, ecossistemas aquáticos, entre outros aspectos.
Pelo lado brasileiro a ANA ficará responsável pelas ações, enquanto pelo lado australiano a responsabilidade será do Departamento de Relações Exteriores e Comércio em parceria com diversas instituições, entre as quais: Parceria Australiana pela Água, Instituto de Rios Australianos e Programa Água para o Futuro. Além disso, os signatários terão a missão de incentivar a participação de outras instituições, como ministérios, institutos de pesquisa, empresas, e organizações não governamentais.
Em seu discurso, a diretora-presidente da ANA destacou a importância que a parceria com a Austrália tem para a agência reguladora, principalmente pela perspectiva de intercâmbio técnico que ela possibilita. “Nossos países têm muito em comum, então essa similaridade vai nos ajudar. A troca de informações e experiências é sempre muito frutífera e a ideia é continuar reforçando este relacionamento e esta parceria”, afirmou.
Além da diretora-presidente, outros três diretores da ANA estiveram na solenidade: Marcelo Cruz, Ney Maranhão e Oscar Cordeiro Netto. O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Romeu Mendes do Carmo, também participou da cerimônia.
12-07-2018