Membros do Fundo para o Meio Ambiente aprovam o investimento de 52 milhões de dólares para ajudar a Colômbia a proteger o meio ambiente
Durante a Sexta Assembleia do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF), realizada em Vietnã no final de junho, foi anunciada a doação de 52 milhões de dólares para que o Governo da Colômbia possa atuar a favor da preservação ambiental.
Angélica Mayolo, da Oficina de Assuntos Internacionais do Ministério do Ambiente da Colômbia, afirmou que a aprovação deste investimento vai permitir conservar os recursos naturais e atender desafios em regiões com ecossistemas estratégicos.
O enfoque principal será para o controle do desmatamento, a mudança climática e a recuperação de áreas degradadas, segundo anunciou o governo colombiano. Mayolo afirmou que estes recursos devem ser aplicados entre os anos 2018 e 2022, sendo 10,85 milhões de dólares para proteger frente à mudança climática, 39,10 milhões de dólares para a biodiversidade e 2,05 milhões de dólares para solos degradados.
Mayolo explicou ainda que “o GEF é o mecanismo financeiro das principais convenções ambientais internacionais”, e com este investimento será possível enfrentar desafios, além de “fortalecer as capacidades de nossas autoridades ambientais e institutos de pesquisa, e potencializar os negócios verdes na Colômbia”, afirmou.
O Fundo para o Meio Ambiente (GEF) é uma associação que trabalha com 183 países para tratar de temas relacionados à preservação ambiental. Um dos principais objetivos é ajudar a países em desenvolvimento a cumprir com os objetivos assinados em convenções e acordos internacionais para a conservação ambiental.
Organizações civis, empresas, agências governamentais, instituições de pesquisa, entre uma variedade de parceiros, ajudam e dão suporte para os programas apoiados pela GEF. Os profissionais que desejam ampliar os conhecimentos na área da gestão ambiental podem estudar os programas de formação patrocinados pela FUNIBER.