A Agência Nacional de Águas (ANA) lança os serviços “Atlas Esgotos“, a fim de disponibilizar à sociedade e aos tomadores de decisão informações de todas as cidades brasileiras, de forma a fortalecer os processos de planejamento e gestão de recursos hídricos e de saneamento; e “Atlas Irrigação“, que tem o objetivo de fornecer uma nova base técnica com informações relevantes sobre a agricultura irrigada brasileira na sua interface com os recursos hídricos, subsidiando tomadas de decisão com vistas à segurança hídrica e à garantia dos usos múltiplos da água.
O Atlas Esgotos traz a análise da situação do esgotamento sanitário nas 5.570 cidades brasileiras e dos impactos do lançamento dos esgotos nos rios, lagos e reservatórios do País. Como muitos municípios não possuem tratamento de esgotos adequado ou sequer disponibilizam o serviço para sua população, o lançamento desses efluentes nos corpos hídricos comprometem a qualidade e os usos das águas, causando implicações danosas à saúde pública e ao equilíbrio do meio ambiente.
A ANA, em parceria com a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, elaborou a publicação com embasamento técnico e estratégico, para que os setores de recursos hídricos e de saneamento tenham à disposição um documento de referência para subsidiar a tomada de decisão na gestão de recursos hídricos e na orientação dos investimentos no tratamento dos esgotos urbanos.
O sistema permite acessar dados por cidade, classificando-as em grupos, de acordo com a situação institucional e conta com mapas interativos, além de apresentar estratégias de soluções e propostas por municípios. Clique aqui e assista ao vídeo de apresentação do esquema.
Atlas Irrigação: Uso da Água na Agricultura Irrigada
O Atlas Irrigação é o resultado do empenho da ANA em fornecer uma nova base técnica com informações relevantes sobre a agricultura irrigada brasileira.
Ele sistematiza, uniformiza e amplia esses esforços recentes, apresentando uma retrospectiva, um panorama atual e uma visão de futuro sobre a agricultura irrigada brasileira, com foco no levantamento de áreas irrigadas, no potencial de expansão e no uso da água.
Como a atividade é dinâmica, o aprimoramento e a atualização dos dados e das análises permanecem como ação contínua.
O serviço apresenta os processos de irrigação de maneira didática, elenca os mais utilizados no país e apresenta a situação das áreas irrigadas no Brasil, e divide-as por região, além de apresentar o potencial de expansão da irrigação e fazer um panorama sobre o Uso da Água, classificado por regiões e grupo.
Fonte: Agência Nacional de Águas (ANA)
30-01-2019