Foi um sucesso a participação dos associados da ABES-MG no 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - CBESA 2019 - em Natal/RN, de 16 a 19 de junho. (Fotos)
As atividades tiveram início na manhã de 16/6, com a participação do Diretor da Regional Sudeste, Márcio Pedrosa, na reunião de diretoria, para os acertos finais para a abertura do evento, à noite.
Em 17/6, a ex-presidente, Mônica Bicalho, coordenou o Painel Energia: Alternativas e Redução de Custos para Tarifas em Sistemas de Abastecimento de Água e Saneamento em Áreas Rurais e, posteriormente, os debates da Câmara de Saneamento Rural, e a ex-presidente, Célia Rennó, reuniu-se com a Câmara Temática de Recursos Hídricos, onde comunicou seu afastamento e indicou Márcio Pedrosa para ocupar seu lugar na Câmara Temática de Recursos Hídricos, como secretário suplente.
No dia 18, Célia Rennó coordenou o Painel sobre Política de Recursos Hídricos e a representante da Regional Sudeste na Câmara Temática de Resíduos Sólidos, Pegge Sayonara, apresentou o Panorama dos Planos de Gestão de Resíduos da Região Sudeste.
Palestrantes do Painel sobre Resíduos Sólidos
No mesmo dia, a ABES-MG participou também da Reunião do Conselho Diretor e Assembleia da ABES, onde o presidente, Rogério Siqueira, lançou o nome de Belo Horizonte para sediar a 32ª Edição do Congresso da ABES, em 2023. Na reunião da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, Eduardo Rigotto, representou a Comissão Organizadora durante o lançamento do 6º Seminário Nacional, que acontecerá em Belo Horizonte. À noite, a ABES-MG prestigiou o lançamento de Curitiba a sede do CBESA 2021.
No dia 19 de junho , o presidente Rogério Siqueira, participou do Painel das entidades do setor do saneamento e deu relevante contribuição para unificar as demandas e convergir em um texto que atendesse às entidades e ao Pacto pelo saneamento. E durante a reunião da Câmara Temática de Resíduos Sólidos, foi eleita a nova coordenação para o biênio 2019/2021, onde Pegge Sayonara ocupará a função de secretária adjunta.
Rogério Siqueira lança BH como sede do CBESA 2023
Também participaram das atividades do CBESA 2019 em Natal-RN os associados mineiros: Flávia Mourão, Cícero Antunes Catapreta, Alcione Ribeiro, Ana Augusta Resende e os Jovens Profissionais, Witan Silva e André Horta.
JPS
O programa promoveu, em 19 de junho, as Olimpíadas JPS com 12 equipes inscritas: Os bão demais da conta (GO), Ipê do pé rachado (GO),Capimpuba (GO), Juntos e Shallow Now (BA e AM), Ema chapada (GO), Sanajoão (PB), Cuiabrasa (MT), Predadores (AC), É as gurias! (RS), Uai + Tchê (MG e RS), Tríplice Fronteira (ES, PB e MS), Saneamonstros RN (RN).
1º Lugar ficou com a Equipe Ema Chapada formada por membros do JPS Goiás, JPS Rio de Janeiro e JPS Sergipe – Marcos Chataque, Erasmo Junior, Lucinara Moreira Floriano e Osmar Kualhato Junior.
2º Lugar: Equipe “Uai + Tche”, união do JPS Minas Gerais com o JPS Rio Grande do Sul. Membros; Luciano Barros Zini, Mariana Mattos, Maria Augusta Boniatti Libardoni e Witan Pereira Silva.
O vencedores foram contemplados com uma inscrição no 19º Silubesa, que acontecerá em Recife, Pernambuco, em 2020.
Witan Silva participa de Olimpíadas JPS em Natal/RN