O Engenheiro Sanitarista, associado da ABES-MG e ex-Diretor Técnico e de Expansão da Copasa, Alex Moura de Souza Aguiar, publicou recentemente uma nota técnica sobre a “Política Alternativa ao Corte de Água de Usuários Inadimplentes com Emprego de Hidrômetro Controlador de Volume”.
O estudo avaliou o projeto piloto conduzido pela Copasa e pela Agência Reguladoras dos Serviços de Água e Esgoto de Minas Gerais (Arsae-MG) que visa avaliar o resultado da adoção de uma política alternativa ao corte de água de usuários residenciais em situação de inadimplência.
Essa política alternativa consiste no fornecimento gratuito de um volume mínimo diário, à taxa de 20 L/hab. dia, pelo período em que o usuário necessitar para quitar seu débito. Esse fornecimento se dá de forma segura mediante o emprego do Hidrômetro Controlador de Volume (HCV), desenvolvido pela COPASA para esse objetivo.
O projeto piloto foi conduzido na cidade de São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, abrangendo 1.056 economias residências em situação de inadimplência. A adoção dessa política incentivou 84% dessas residências a quitar seus débitos, em um prazo médio de onze dias.
Acesse o estudo completo aqui.