Com o tema “Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil: desafios e oportunidades frente ao Novo Marco Legal”, a ABES realizou entre os dias 16 e 18 de novembro, o 15º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos.
A Seção Minas Gerais marcou presença em atividades importantes, como a mesa de abertura, que contou com a participação da engenheira da SLU, Pegge Sayonara Mendes, que também integra a Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES. Em sua fala ela destacou a relevância do evento no cenário nacional e a importâncias dos temas debatidos ao longo dos três dias de seminário.
No dia 17, foi a vez da engenheira e coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES-MG, Alice Libânia, apresentar a palestra “O papel dos Estados para o avanço da implementação da Logística Reversa no Brasil”, representando a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).
No dia 18, a Diretora de Planejamento da Fiscalização na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Raquel Guimarães, apresentou a palestra “RCCV – perspectivas e desafios da gestão ambientalmente adequada no espaço urbano”. Ela descreveu as ações conjuntas que a SLU vem realizando com outros órgãos da PBH para eliminar os pontos de deposição clandestina de resíduos. Raquel destacou a importância das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) para a redução do descarte clandestino e a reciclagem de resíduos da construção civil e volumosos. Segundo ela, o fruto desse trabalho foi a redução de 1.151 pontos identificados, em 2014, para 515 pontos em 2020.
Saiba mais sobre o 15º SNRS.
Veja como foi o 15º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos
15º Seminário de Resíduos Sólidos: painel aborda gestão de resíduos com inclusão social
15º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos: segundo dia tem debate sobre logística reversa