A ABES-MG foi convidada a integrar o Grupo de Trabalho Interdisciplinar (GTI), que acompanhará a elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) de Minas Gerais. O PERS visa estabelecer novas diretrizes e metas para aprimoramento contínuo da gestão de resíduos no estado.
Compreendendo a relevante contribuição que a ABES pode oferecer à elaboração do Plano, o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Renato Teixeira Brandão, oficializou o convite à ABES-MG, que indicou para compor o GTI os representantes, José Cláudio Junqueira, como titular e Andréa Froes, como suplente.
A finalidade do GTI é validar os produtos que irão compor o Plano. Além da ABES-MG, fazem parte do GTI, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Fundação João Pinheiro (FJP), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sede), Associação Mineira de Municípios (AMM), Academia de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, Federação das Indústrias (FIEMG), Sindicato das Empresas de Coleta, Limpeza e Industrialização de Resíduos de Minas Gerais (Sindilurb) e a Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
A elaboração do PERS-MG está prevista para ser finalizada em 24 meses, a partir da data de publicação do Acordo de Cooperação, firmado entre a Feam e a Abrelpe, em 20/10/22.
O acordo de cooperação prevê o desenvolvimento de ações conjuntas na elaboração do PERS, com objetivo de consolidar a gestão atual, e propor cenários, metas, diretrizes, estratégias, programas, projetos e ações, e também definir formas de monitoramento da, redução da geração, geração, armazenamento, transporte e destinação ambiental final dos resíduos sólidos e rejeitos em Minas Gerais.
Clique aqui para conhecer todos os detalhes sobre o Plano Estadual de Resíduos Sólidos.
Para enviar contribuições ao PERS clique aqui.
Leia também:
Iniciado processo de elaboração do primeiro Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Minas Gerais