Para discutir as perdas de água, um dos temas mais importantes do saneamento no Brasil, a ABES realiza em Porto Alegre, nos dias 8 e 9 de novembro de 2023, a décima edição do Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética.
De acordo com dados do SNIS (2020) o país desperdiça 40,1% de toda a água potável que é captada. Alguns estados chegam a 74% de desperdício.
Para mudar essa realidade e cumprir as metas de universalização previstas no Marco Legal do Saneamento, até 2033, os municípios devem adotar iniciativas para promover a redução de perdas.
Publicada em março de 2021, a Portaria nº 490 do MDR, determina que, a alocação de recursos públicos federais ou da União para financiamentos estão condicionados ao cumprimento do índice de perda de água na distribuição de no máximo 25%, até 2034, para todos os operadores do país.
Para abordar os principais desafios e perspectivas, o 10º Seminário Nacional reunirá especialistas de diversas áreas do saneamento brasileiro para compartilhar conhecimento e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e buscar eficiência energética para os sistemas de abastecimento.
Serão seis painéis de discussão, contemplando aspectos técnicos, científicos e institucionais relativos ao controle e gestão das perdas. O Seminário é uma realização conjunta da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-SP e da Câmara Nacional da ABES para esta temática estratégica.
Para saber mais e inscrever-se, acesse esse LINK.