AGÊNCIA PEIXE VIVO TEM NOVA DIRETORA GERAL

Após concluir os procedimentos da Resolução nº. 25, de 13 de junho de 2023, o Conselho de Administração da Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo/Agência Peixe Vivo indicou para o cargo de Diretora Geral, a sra. Elba Alves Silva.

A nova diretora geral da Agência Peixe Vivo é formada em Ciências Econômicas (PUC/MG) e possui mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (UFRS/RS). Além disso, atua há mais de 10 anos na área de recursos hídricos e já ocupou cargos como diretora e coordenadora na Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA/BA), e coordenadora no Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ).

A ABES-MG integra a Assembleia Geral da APV e o presidente, André Horta, também preside o Conselho Fiscal da APV, e compôs a Comissão de recrutamento e seleção. Segundo ele, o processo contou com a participação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) na primeira etapa do processo e, após a conclusão dos procedimentos, por maioria, o Conselho de Administração decidiu indicar a sra. Elba Alves Silva.

Após a nomeação, ocorrerá a análise e aprovação dos documentos necessários para assinatura do contrato de trabalho, previsto para 23 de outubro de 2023.

As Agências de Bacias Hidrográficas são entidades que prestam suporte técnico e administrativo para o desenvolvimento e execução de ações em prol da melhoria da qualidade e quantidade das águas das bacias hidrográficas.

Parte integrante do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SINGREH), instituído pela Política Nacional de Recursos Hídricos no Brasil (Lei n.º 9.433, de 8 de janeiro de 1997), as Agências de Água foram criadas para realizar a gestão eficiente dos recursos oriundos da cobrança pelo uso de recursos hídricos, mediante solicitação de um ou mais Comitês. Atualmente, a APV é responsável pela gestão dos recursos dos comitês dos rios das Velhas, Pará e São Francisco.