A Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES-MG reuniu-se por videoconferência, em 18 de dezembro de 2023, sob a coordenação de Alice Libânia, que também é vice-presidente da ABES-MG. A pauta contemplou as discussões sobre o Seminário de Resíduos da ABES 2024, a Minuta de Deliberação Normativa COPAM e assuntos gerais.
Sobre o primeiro Congresso Internacional de Resíduos Sólidos da ABES, a informação é que o evento foi transferido para São Paulo capital, porém a data e o local ainda serão confirmados. Também ficou definido que a CTRS-MG deverá contribuir, de forma mais efetiva, na elaboração da programação, bem como na busca de parceiros para o evento.
Quanto à Deliberação Normativa COPAM, que irá dispor sobre a regulamentação da logística, e visa definir "as diretrizes para implementação, operacionalização e monitoramento dos sistemas de logística reversa no Estado de Minas Gerais", revogando a DN Copam nº 188 de 2013, foi proposta uma discussão mais aprofundada. Embora a DN esteja pautada para ser votada durante a reunião da Câmara Normativa e Recursal (CNR), prevista para 20 de dezembro 2023, sabe-se que haverá pedido de vista, o que permitirá mais tempo para analisar e discutir o tema.
Para isso, a CTRS agendou sua próxima reunião para o dia 10 de janeiro de 2024. A reunião também abordou a necessidade de realizar um seminário em 2024 para debater a Logística reversa em Minas Gerais. Alice Libânia também propôs a mudança da Coordenação da Câmara, tendo sido indicado o nome da engenheira Flávia Mourão para substituí-la.