Representada pelo presidente André Horta, a ABES-MG participou, em 17 de junho de 2024, do evento "Saneamento de Resultado", promovido pela Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), em parceria com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e Associação Mineira de Municípios (AMM).
Realizado na Sede do BDMG, em Belo Horizonte, o evento reuniu gestores públicos e especialistas em Engenharia e Administração para debater como a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos pode ser aplicada à realidade local, à luz da compensação ambiental e segurança hídrica, a partir de modelos diferenciais de contratos de obras e serviços de saneamento básico.
A presidente da SME, Virgínia Campos Oliveira abriu o evento e a ABES-MG teve papel de destaque na composição da mesa, ao lado do Diretor Comercial do BDMG, Rômulo Martins de Freitas; da Secretária Marília Carvalho de Melo, da SEMAD; e do Assessor Técnico da AMM, Guilherme Levy dos Santos.
O presidente da ABES-MG, André Horta apresentou os conceitos da ABES para um saneamento de resultado, destacando que a entidade, de fins não econômicos reúne em seu corpo associativo cerca de 10 mil profissionais do setor, e é o principal fórum de discussões setoriais na área de saneamento e meio ambiente. André Horta, ressaltou ainda, que o saneamento é um direito humano, essencial e universal, e que o país ainda está distante de parâmetros pactuados no Marco Legal do setor. “Apenas 53% do esgoto do Brasil é tratado. Há uma necessidade de investimento de R$ 893 bilhões para a universalização”, assinalou.
Também prestigiaram o evento os membros da diretoria da ABES, José Nelson Machado, Valter Vilela e Vitor Queiroz.