A engenheira e conselheira da ABES-MG, Maeli Estrela Borges, foi indicada pela Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) ao Prêmio Maura Menin 2024, em reconhecimento por sua liderança e brilhante atuação na engenharia. A premiação reconhece seu relevante trabalho na aplicação de conhecimentos em Saneamento e Meio Ambiente, seu compromisso com a engenharia e a qualidade de vida das pessoas.
A escolha à 4ª condecoração com a Medalha SME Maura Menin, foi avalizada pela diretoria e referendado pela Chanceler da Medalha, Marita Arêas Tavares. O prêmio Maura Menin Teixeira de Souza foi instituído para dar visibilidade à atuação de mulheres no exercício das profissões ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática e coloca a SME ativamente na Agenda 2030 da ONU, em particular no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que incentiva ações para que meninas e mulheres recebam os mesmos incentivos e oportunidades educacionais, profissionais e de participação social.
A solenidade de entrega da premiação será em 22 de agosto de 2024, no auditório da SME, em Belo Horizonte.
A ABES-MG parabeniza essa profissional brilhante por sua jornada vitoriosa e imensa dedicação a uma engenharia mais humana e inclusiva.
Trajetória
Nascida em Ipameri (GO), Maeli Estrela Borges veio para Belo Horizonte para cursar Arquitetura e se formou em 1967. Um ano depois alcançou o diploma de Urbanismo. Com destaque em disciplinas da área social, recebeu incentivo dos professores para ingressar na Engenharia Sanitária, onde completou sua terceira graduação na UFMG, sendo a única mulher do curso.
A qualificação abriu portas para o mercado de trabalho e logo ingressou no Departamento de Engenharia Sanitária da Prefeitura de Belo Horizonte. Levando todo seu conhecimento acadêmico para a atuação municipal contribuiu para o ingresso das mulheres na varrição da capital. Participou da elaboração do Plano Diretor de Limpeza Urbana de Belo Horizonte, que deu origem à Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) onde alcançou o cargo mais alto da autarquia. Suas ações basearam-se em um tripé sólido: planejamento, tecnologia e participação comunitária. A docência foi consequência desse compromisso.
Maeli Borges iniciou sua carreira como professora no curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix. Entre os anos de 1982 e 2007, deu aulas nas disciplinas Higiene da Habitação, Conforto Ambiental e Ética Profissional. Por duas décadas lecionou na Faculdade de Ciências Médicas, ligada à Fundação Lucas Machado. Lá, qualificou diferentes gerações no curso de especialização em Medicina do Trabalho.
Atuou ainda em diversas instituições como professora convidada, como PUC Minas, UFMG, CEFET-MG, Fundação Ezequiel Dias (FUNED), Instituto de Educação Tecnológica (IETEC), GS Educacional, Universidade Gama Filho e em cursos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Após décadas de dedicação, Maeli se mantém ativa. Sua jornada vitoriosa inspira colegas de diferentes áreas do conhecimento e motiva a entrega do Prêmio SME Maura Menin 2024, por esse compromisso pessoal e profissional.