COPAGRESS LANÇA PANORAMA DE ALTERNATIVAS PARA TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL DE RSS

A COPAGRESS - Comissão Permanente de Apoio ao Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – publicou, em novembro de 2024, a atualização do Panorama de Alternativas de Tratamento e Disposição Final de Resíduos de Serviços de Saúde em Minas Gerais, ano de referência 2023.

O objetivo do documento é apoiar o gerador de resíduos de serviços de saúde na escolha do tratamento e destinação final dos seus resíduos. O trabalho de atualização do Panorama 2023 foi conduzido pela autora e coordenadora técnica do Grupo de Trabalho responsável pelo processo de revisão, Maeli Estrela Borges, representando a ABES MG. Ela explica que, a manipulação e gerenciamento incorretos contribui para o aumento do índice de acidentes do trabalho e podem gerar impacto ambiental negativo e danos à saúde pública em caso de disposição inadequada.

Criada em agosto de 1998, na gestão do prefeito Célio de Castro, a Comissão teve como presidente da primeira diretoria, a engenheira sanitarista Maeli. Ela conta que nessa época a situação dos resíduos de serviços de saúde era crítica em todas as etapas do gerenciamento. Com a criação da COPAGRESS e a elaboração de legislação, normas específicas e a exigência de um Plano de Gerenciamento, a situação foi gradativamente mudando para melhor. Vinculada à Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), a COPAGRES tem caráter consultivo, educativo e de capacitação.

A comissão é formada por representantes de órgãos e entidades das áreas de saúde, saneamento, meio ambiente, pesquisa, e representantes de associações e conselhos profissionais, todos designados pelo prefeito de BH. Acesse AQUI o link  para o documento.

ABES-MG integra Grupo de Trabalho