Uma das atividades mais esperadas da ExpoAbes é o Campeonato de Operadores da ABES-MG e COPASA. A competição busca incentivar melhorias na execução dos serviços, dar visibilidade a métodos operacionais eficazes e contribuir com o aprimoramento dos processos de manutenção. De 14 a 16 de maio, as equipes formadas por empregados das quatro diretorias operacionais da Copasa, participarão de provas em três categorias: Instalação e regulagem de válvula redutora de pressão, Serviços operacionais em cavalete múltiplo e Manutenção de bomba submersível. Sob a Coordenação Geral do engenheiro e associado da ABES, Rogério Abreu Milhorato, a disputa levará em conta o tempo e a habilidade dos participantes na execução dos serviços. Os vencedores de cada prova serão premidos.
A primeira prova do Campeonato será: “Instalação e regulagem da válvula redutora de pressão”. O objetivo é avaliar a destreza, perícia e precisão dos operadores durante a atividade de manutenção e operação de válvula redutora de pressão. Essas válvulas são muito importantes para o controle de pressões nas redes de água e sua regulagem permite minimizar as perdas de água por vazamentos visíveis e não visíveis nos sistemas de distribuição de água. Hoje, no Brasil, a redução de perdas é uma questão fundamental, pois os índices de perdas superam os 50% em muitos dos sistemas operados. Nesse aspecto, a Copasa é reconhecidamente uma das empresas com um dos menores índices de desperdício no país. A prova será coordenada pelo engenheiro Paulo Roberto Cherem, no dia 14 de maio, de 10h30min às 12h30min, e tem o patrocínio da ENOPS Engenharia. Competem nessa categoria:
Raimundo Jakson S. Magalhães
Luiz Sebastião de Lima
Hermes Caldeira
Sidney de Assis Pereira
No dia 15 de maio, é a vez da prova: “Serviços operacionais em cavalete múltiplo”, que vai avaliar o desempenho do operador na execução de um tamponamento com retirada de hidrômetro, uma padronização de ligação e uma substituição de hidrômetro. Esses serviços, realizados para cada um dos usuários do sistema de água, garantem não só o faturamento das empresas como a qualidade da medição dos valores de água consumidos e a detecção de possíveis vazamentos. A prova é patrocinada pelo Sicepot, tem a coordenação de Leandro Márcio e acontece entre 10h30min e 12h30m. Estão inscritos nessa disputa:
Raimundo Divino da Fonseca
Geraldo Lopes Sabará
Adilson Ferreira dos Santos
Leandro José Ribeiro
Já a prova de “Manutenção em conjunto submersível” testa a aptidão, capacidade e conhecimento de manutenção dos operadores, em relação a conjuntos eletromecânicos submersíveis. Esses conjuntos são utilizados na maioria dos sistemas de esgotamento sanitário implantados. A competição, que acontece no dia 16 de maio, de 10h30min às 12h30min, tem o patrocínio da Xylem e será coordenada por Luiz Cláudio R. Bittencourt Participam desse desafios as equipes:
Robério José de Souza, Silvio César Bastos, Cristiano de Souza
Ailton de Oliveira Cristo, Wezer Lúcio Querini, João Luiz Andrade Silveira
Jair Borges da Silva, Frederico Nascimento Lima, Sebastião Rodrigues Filho