O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) divulgou a lista dos novos membros que comporão o colegiado para o mandato 2016/2020.
Os 62 membros titulares, e seus suplentes, serão empossados durante a plenária ordinária do Comitê, nos dias 15 e 16 de setembro, em Belo Horizonte (MG).
O representante da ABES-MG, Márcio Tadeu Pedrosa, espera que os novos integrantes se empenhem para cumprir as metas estabelecidas no Plano Diretor, que também será lançado na plenária. “Espero que eles ampliem o debate ambiental com a sociedade brasileira, pois o fôlego do rio está acabando”.
Segundo ele, a atualização do Plano Diretor foi um trabalho minucioso de embasamento científico, que dará segurança para o Comitê planejar as ações propostas. Dentre as conclusões, o Plano apontou a tendência de que nos próximos 20 anos a capacidade hídrica da bacia esteja comprometida.
Sobre a proposta de revitalização, anunciada pelo governo federal, Márcio diz que a grande conquista é o Decreto Nº 8.834, que cria o Conselho Gestor de Revitalização, do qual farão parte diversos órgãos, ministérios e o CBHSF. “Essa era uma antiga reivindicação do comitê e espero que a nossa participação contribua para melhor direcionar os investimentos.
XXX Reunião Plenária Ordinária CBHSF